O que as demissões da Rede Globo Significam

A Rede Globo demitiu mais de vinte jornalistas no início deste mês de abril. Os cortes possuem padrões: profissionais experientes, com altos salários, que chefiavam o jornalismo da casa, em seus diversos canais e meios de comunicação.

Pensemos juntos. O que significa isto? Aparenta se tratar de uma crise de balanço, como em qualquer negócio. Se o empreendiemnto gasta mais do que arrecada, tende a falir.

Um corte de figuras de topo, em qualquer setor, costuma significar uma queda de qualidade subsequente. Talvez estejamos de frente a queda do padrão Globo de jornalismo.

Aos trancos e barrancos, com apoios duvidosos à ditadura militar, a Rede Globo consolidou grande audiência e representatividade internacional por suas produções de alto valor agregado. E sabemos que o apoio dos autocratas foi essencial para a criação de uma hegemonia na transimissão televisiva do brasil.

Mas por que isto cai agora? Porque vivemos uma realidade que não valoriza o padrão jornalístico. A audiência fugiu da televisão e de outros meios para a internet (como escrevi ainda em 2016, confira aqui). E no ambiente digital, a lógica de remuneração por bons conteúdos de valor agregado se escancara: não é viável manter uma estrutura jornalística de alto padrão sem apoio estatal ou venda massiva de propaganda.

Sem os benefícios fiscais e tributários, seria impossível ter uma televisão com programação próxima ao primeiro mundo sem anunciantes pagando em dinheiro do primeiro mundo. Fica mais incrível quando colocamos em perspectiva histórica: estamos falando de uma operação com mais de cinco décadas de trabalho ininterrupto.

Estes me parecem ser os motivos estruturais. No âmbito mais político, o grupo não soube se posicionar em um mundo pós-2013. Acabou se tornando pária dos polos que tomaram o debate público de assalto.

Por fim, veremos cada vez mais programações estáticas, em estúdio ao vivo, sem grandes produções, sem extensa apuração, sem reportagem. Sem perceber, a televisão foi contaminada pelo constante e insuportável estado de tensão das redes sociais.

Compartilhe: