O governo federal estuda uma maneira de impedir o bilionário gasto da população recebedora do programa Bolsa Família com apostas online. A movimentação ocorre após notícias darem conta de um total de R$ 3 bilhões apostados neste mercado desregulamentado apenas em agosto de 2024.
A história das casas de aposta online no Brasil começa em 2018, quando o então presidente Michel Temer liberou o mercado em território nacional, por meio de medida provisória. Isto significa que, em um ato individual, ele arquitetou o cenário em que hoje nos encontramos.
O que faz certo sentido. Temer é também o responsável direto pelo maior programa de neoliberalização e flexibilização de direitos da história do Brasil. Em pouco menos de três anos, ele desmontou as legislações trabalhistas e previdenciárias do país. Fragilizou a segurança econômica de grande parte da população, trazendo precarização das relações de trabalho e, por consequência, uma recessão que duraria por anos.
Portanto, a situação calamitosa da aposta esportiva desregulamentada, que se vale de todos os espaços publicitários possíveis para convencer mais pessoas de se tornarem assíduos clientes, é parte de um contexto maior. Um cenário que expôs a população brasileira a diversas bestas feras do capitalismo digital e hiper conectados.
Também faz parte deste contexto, por exemplo, todo o problema com a desregulamentação das redes sociais e a disseminação de mentiras, orquestradas ou não, sem nenhum tipo de cuidado ou administração. Ou mesmo do crescimento de ideários de extrema-direita, que circulam livremente em fóruns, redes sociais e diversas outras plataformas online.
Tudo isto está inserido num caldo cultural de má gestão do ambiente digital no Brasil. Só criticam este fato aqueles que, de maneira torta, importam uma noção de liberdade de expressão setecentista, ainda em uso nos EUA. País este que, por sua vez, também não é grande exemplo no combate à desinformação ou na luta contra extremistas políticos.
É essencial que o Estado brasileiro recupere as rédeas institucionais nas diversas áreas afetadas pelo poder destes mercados digitais transnacionais. A estabilidade do país já foi posta em cheque o suficiente nos últimos anos.